Resenha - Cuidado Pastoral

|

- Cuidado Pastoral em tempos de insegurança: uma hermenêutica contemporânea.

Ronaldo Satlher-Rosa


Ronaldo Sathler-Rosa é casado com a Professora Maria Regina Ramos Rosa com quem tem dois filhos uma filha; Pastor Metodista; doutor em filosofia pela Claremont School of Theology, Califórnia, EUA em Teologia e Teorias da Personalidades; professor da faculdade de teologia e do Programa de Pos-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Metodista de São Paulo; Professor visitante, convidado pela LLiff School of Teology, Denver Colorado, EUA, em 1999 e 2001; Ex-Presidente da Rede Internacional de Pastoral pela responsabilidade Social –IPCNSR (sigla em inglês); atual membro do comitê Execultivo da Sociedade de Estudos Pastorais Interculturais-SIPCC (sigla em inglês), sediada em Düsseldorf, Alemana.

A perspectiva teórica desta obra é a teologia contemporânea, mais precisamente a teologia da libertação. Que entende o cuidado como algo que se estende não apenas ao homem, mas também a natureza. A preocupação com os oprimidos, bem como o modelo de salvação presente (“aqui e agora”) são ressaltadas nesta obra, assim como os autores citados: Leonardo Boff, Gustavo Gutierrez, Clodovis Boff e outros são indícios que comprovam a linha de pensamento do autor.

Nesta obra que é um capítulo do Livro “Cuidado Pastoral em Tempos de Insegurança” o qual está dividido em cinco partes das quais faremos a resenha da III. O autor secciona este capítulo em três seções para definir o termo (cuidado) e explicas o conceito de Cuidado Pastoral, na forma tradicional, critica e propõe mudanças.

Na primeira seção deste capítulo intitulada “Sobre o cuidado e o cuidado Pastoral” o autor trata de definir o termo cuidado, bem com o conceito de cuidado pastoral, e o faz com maestria citando teólogos contemporâneos tais como: Heidegger, Leonardo Boff e Paul Tillich. Definindo o termo ele cita Leonardo Boff, o qual diz que “...cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais quem um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro” (p.35). Para definir o conceito de Cuidado Pastoral o Dr. Ronaldo critica com base em autores contemporâneos as definições tradicionais e mostra com esta sofrera acréscimos ao longo dos anos, segundo ele o conceito de cuidado Pastoral atual “...refere-se a atitudes, ações, métodos, visando à salvação, ou seja, à harmonia, ao bem estar, “aqui e agora” do ser humano total, no seu contexto de múltiplos relacionamentos: com Deus, com o próximo, como a Criação, consigo mesmo, como suas comunidades, seu trabalho e instituições.” (p. 41)
Na segunda sessão que tem como título “centros estruturantes do cuidado” o autor aborda sob duas perspectivas, as bases para o cuidado pastoral hodierno, a saber, ‘atitude’ baseado em Henry Nouwen e ‘ações’ baseado em P. Goodliff. O primeiro centro (atitude) tem como objetivo mostrar que ser ‘pastor do futuro’ implica nos posicionamentos, nas posturas, no estilo de vida e etc., em relação ao outro, muito mais do que fazer algo bom.
O segundo centro (Ações) é muito mais fazer do que ser trata de ações pastorais que refletem o seu cuidado. As palavras de ordem são ‘construir’, ‘criar’, ‘curar’ e ‘nutrir’. Esta sessão poderíamos chamar de o que o pastore precisa ser e fazer em relação ao cuidado pastoral hodierno.
A terceira e última sessão traz um título “cuidado pastoral: o que está faltando?” o autor tece algumas diretrizes essências ao cuidado pastoral. Para ele está faltando nos nossos dias uma teologia pastoral contextualizada e pratica. “cuidar do individuo é essencial, mas não é suficiente! Épreciso cuidar da ‘casa’, dos sistemas que estruturam a vida das pessoas em sociedade, das múltiplas interações do ser humano.”(p. 50).

Uma excelente literatura no que diz respeitos à reflexão adequada acerca do cuidado pastoral. Creio indubitavelmente que se cada pastor aplicar-se a reavaliar os seus métodos e modelos de cuidado, bem como os reais desafios que nos são apresentados no presente século à luz deste trabalho teríamos mudanças positivas em todo o cenário da sociedade contemporânea.
Observações e criticas cabíveis foram feitas, afim de, trazer ao ministério pastoral importantes informações, as quais levando em consideração o ambiente em que o a comunidade está inserida, produzirá resultados plenamente satisfatórios. O cuidado é cuidado em qualquer lugar, todavia precisamos lembrar que cada região do país tem suas peculiaridades que devem ser consideradas. Estreitando ainda mais este fato, cada cidade tem os seus hábitos, rotina, costumes, enfim, tem a sua foram particular de ser. Como a mudança de cidade, mudam-se as rotinas e consequentemente o enfoque dos problemas e isto também deve ser considerado ao empreender a tarefa de apascentar.
Em questão de cuidado pastoral o todo é excelente, todavia há que se observar as questões teológicas com maior cuidado, lembrando que o alimento com o qual nutriremos o nosso rebanho deve ser selecionado e direcionado para cada um.


Pr. Josiel Pereira Santos

0 comentários:

 

Entendendo a Fé ©2009