Pense antes de Falar!

|

Muitas vezes falamos sem pensar e prejudicamos nosso irmão, ofendemos, mentimos, caluniamos e etc. A troco de que? Se seguirmos o conselho do Apostolo Paulo certamente, quanto pensarmos ante de falar, encontraremos em nossa mente "...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, ...." (Fp. 4:8) As Palavras de Ordem são: Verdadeiro, Honesto, Justo, Puro, Amável e Boa fama. Sendo assim, se o que tenho de informação for verdadeiro devo falar? não! Nem tudo que é verdadeiro é honesto, mas e se for verdadeiro e honesto devo falar? bem..., se for verdadeiro, honesto, justo, até mesmo, puro, porém se não for AMÁVEL, eu não devo falar, ainda que seja AMÁVEL se não for de BOA FAMA, o melhor é Pensar, a troco de que vou falar? USEMOS nossos lábios PARA divulgar BOAS NOVAS!

Estudo 5 - Eu acredito no Espírito Santo

|




Objetivo: Levar a ter uma correta compreensão acerca do Espírito Santos, você pode iniciar com perguntas relacionadas.

Texto: O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Ef. 3:5)

Introdução: Eu acredito no Espírito Santos com Pessoa viva que tem vontade própria habita em nos e trabalha no processo de nossa santificação.


I - Um Espírito Pessoal
Sopre o espírito Santos podemos dizer que ele não é uma “força” ativa de Deus como pensam algumas seitas. O Espírito Santos é uma Pessoa, pois tem todos os requisitos que qualificam uma pessoa. Ele pode ficar triste: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus” ( Ef. 4:30); É possível mentir para ele: “por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo” (At. 5:3).

II - Habita em Nós
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co.3:16). Somos Templo do Espírito Santos de Deus, dessa forma a habitação de Deus não são os templos apesar de serem corretamente chamados de Casa de Deus, Casa de Oração, pois de fato são, entretanto a morada do Espírito é a vida daquele que se entregou a Jesus Cristo.

III – Intercede por Nós
“E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8:26)
O Espírito Santos ora por nós porque não sabemos orar como convém muitas vezes as nossa orações estão cheias de “vãs repetições” (Mt. 6:7), “desejo de aparecer”(Mt. 6:5), “Egoísmo” (Tg. 4:3)  e etc. Por esses e outros motivos inadequados, que mesmo se percebermos, estão escondidos em nossa orações é que se faz necessária a ajuda dos Espírito Santos.


Conclusão: O Espírito Santos é uma Pessoas que se importa com as nossa necessidade, Crer nEle é Deixa-lo habitar em nós, dando a ele o direito de mudar tudo em nos que não agrada a Deus.

Aplicação: O Espírito Santos habita em você? Ele tem liberdade de mudar o que for preciso em você?





Estudo 4 - Eu acredito em Jesus

|

 Objetivo: Ressaltar a divindade de Cristo e o seu papel na historia da humanidade como salvador do mundo.


Texto: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. (Rm 10:9) 
 Introdução: Quem é Jesus para você? Quem é Jesus? Vamos responder esta pergunta negativamente, assim podemos que ele não é: apenas um homem, apenas um profeta, um impostor. Mas ele é O filho de Deus enviado para ser: 

 I - Filho de Deus Muitos tentaram e outros ainda tentam negar a divindade de Cristo, entretanto encontramos nas Escrituras Sagradas nos traz alguns relatos como: O centurião reconheceu e confessou (Mt. 27:54); Os demônios reconheceram (Lc. 8:28); João testemunhou (Jo. 1:34) que ele era o filhos de Deus.

 II - Salvador do mundo Sua vinda a Terra foi com um propósito especifico morrer para salvar a todos os que crerem no seu nome (Mc. 16:16). Testemunho dos samaritanos (Jo. 4:42) João testificou (1 Jo. 4:14). 

 III - Voltará A volta de Cristo é certa, entretanto não sabemos a que hora ele voltará. Portanto precisamos estar preparados todo momento. Tendo azeite em nas lamparinas. O azeite é o Espírito Santo a lamparina é a nossa vida. Precisamos receber o Espírito Santo, para aguardarmos a volta de Cristo.

Conclusão: Jesus Cristo, Salvador do Mundo, Filhos de Deus Voltará para buscar a Todos o que o receberam e conservaram (o azeite) a presença do Espírito Santo em suas Vidas. Acreditar em Jesus é recebê-lo como único salvador, é conversar com ele e obedecer a seus mandamentos.

Aplicação: O que Jesus é para você? Desta resposta depende sua salvação (Rm 10:9)

Estudo 3 - Eu acredito em Deus

|

 Objetivo: Acreditar em Deus é envolver-se com ele, buscando estar em inteira dependência.
 Texto: “Ora, sem fé, é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hb. 11:6)

 Introdução:
 Muitos dizem que acreditam em Deus, mas em que deus? O verdadeiro Deus exige que aqueles que acreditam nele reconhecem o seu governo e se submetam a ele.

 I - Criador 

 “No principio criou Deus [...] a terra”. Esta declaração que está registrada no livro de Gênesis, mostra-nos que Deus idealizou e criou planta e animal, bem como toda espécie de vida. Todas as coisas criadas foram feitas por intermédio de Cristo, Ele é o criador (Jo 1:3). Acreditar no Deus Criador é cuidar que ele criou.

 II – Amoroso 

O amor de Deus é expresso em seu ato de dar Jesus Cristo seu filho para perdoar os nossos pecados (Jo. 3:16). Ele nos ama e deseja cuidar de cada uma de nós. Acreditar em um Deus amoroso é saber que Deus abençoa a todos com o sol a chuva que vem para todos bons e maus, justos e injustos, mas para receber a benção do amor salvador é preciso receber a Cristo.

 III - Justo

 Acreditar em um Deus justo é experimentar a sua justificação e tornar-se justo assim como ele é. Quando nos tornamos justos, Deus olha para (1 Pe. 3:12). Toda via não podemos nos justificarmos, pois quem faz isso é o sangue de Jesus que nos purifica de Todo pecado (1 Jo. 1:9).

 Conclusão: A vontade de Deus é que nenhum daqueles que ele criou seja destruído, entretanto, deixou-nos o livre-arbítrio para cada um decidir o que deseja para o seu futuro acreditar em Deus não é apenas dizer, mas é pensar, dizer e fazer.

 Aplicação: Você acredita em Deus? Como as pessoas podem perceber isso sem que você diga?

Estudo 2 - Eu acredito no poder da oração

|


Objetivo Leva-los a terem experiências através da oração crendo que podemos falar com Deus e ouvirmos sua voz.
Texto: Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. amém. (Mt. 6:9-13)
 Introdução: O que é a oração para você? Porque muita gente ora pedindo alguma coisa e não recebe? A oração não deve ser uma fuga para as necessidades, mas um habito de comunicação com Deus.

 I – Podemos falar com Deus É Através da oração que nos dirigimos à Deus, e abrimos o nosso coração, podemos falar com ele de tudo, sobre todos os assuntos podemos conversa. Quando oramos desenvolvemos a nossa fé, pois quando oramos creditamos que Deus nos ouvirá, seja quando passamos por dificuldade, ou mesmo por costume de orar ao senhor (Dn. 6:10)

 II - Tem poder Através da oração é possível alcançar cura de diversas doenças, emprego, solução de problemas familiares e etc. “a oração feita por um justo é poderosa e eficaz” (Tg. 5:16)

 III - Deus Responde. Deus responde a todos os que se aproximam dele para o invocar, todavia para a oração ser respondida é necessário crer. "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." (Jr 33:3).

 Conclusão: A oração é uma conversa com Deus e nesta conversa podemos falar de diversos assuntos. Podemos também ter a certeza que Ele nos ouve e nos responde. Se você faz orações é um sinal de que você acredita.

 Aplicação: Você tem falado com Deus? Você tem certeza que ele te ouve? Ele já te respondeu? Como você o ouviu?

Estudo 1 - Eu acredito que a Bíblia...

|

Objetivo: 
Levar os ouvintes a terem fé na palavra de Deus, buscando ouvir Deus através da sua palavra. Texto: Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2Tm. 3:16)

Introdução:
O que é a Bíblia para você? Um livro comum como outro qualquer? Ou a Palavra de Deus? Eu acredito que ela é a palavra viva de Deus revelada aos homens, e, portanto, tem autoridade máxima.



I - É a palavra de Deus

A palavra bíblia quer dizer coleção de livros, ou seja a Bíblia é um livros que agrupa vários outros livros. Ela não é um livro de filosofia, poesia, história, contos e etc., mas, contém todas estas coisa porque fazem parte da nossa comunicação e Deus sabiamente usou os meios de comunicação do homem para que ele pudesse compreender. Portanto ela é a Palavra de Deus na linguagem humana.



II - Revelada e inspirada

Através de sua Palavra Deus revela ao homem o seu caráter e sua vontade. O nos garante que ela é 100% verdadeira é a inspiração: um direcionamento de Deus sobre os autores das sagradas Escrituras. Por isso é preciso auxilio do espírito santo para compreender. A fonte final de autoridade em minha vida é a Palavra de Deus, assim sendo não importa o que, eu penso, mas o que a Bíblia Diz. Mesmo que um anjo me traga outra notícia além da que já esta escrita seja maldita.



III – Está Dividia

Para facilitar a nossa compreensão a Bíblia está dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros. Cada livro esta dividido em partes menores que chamamos de capítulo e cada capítulo está subdividido em versículos, por Exemplo: “Rm. 9:5” lê-se: Romanos capítulo nove e versículo cinco.

Conclusão: Podemos ouvir a Voz de Deus quando lemos as Sagradas Escrituras, mas não basta ter conhecimento apenas é preciso ser de Deus para compreendê-la.

Aplicação: Você já tem o Espírito Santo habitando em você para lhe ajudar a compreender a Bíblia? Você tem buscado ouvir a Voz de Deus em sua Palavra?

 

Entendendo a Fé ©2009